diretoria@grupoceduverde.com.br
(17) 3268-7109 | (17) 99619-8863

Histórico

A Cedu Verde - é resultado de um projeto de educadores e profissionais liberais obstinados e dispostos a trabalhar e lutar pelo ideal de implementar em Onda Verde, município adjacente e distante apenas 27 km de São José do Rio Preto, uma instituição modelo de ensino, atendendo aos anseios da região.

Esse ideal está consubstanciado no propósito firmemente declarado de se ter uma instituição de ensino que funcione adaptada às necessidades e peculiaridades do meio, com conteúdo curricular e método pedagógico sob permanente avaliação e cujo desempenho redunde em benefício educacional e em progresso das estruturas socioeconômicas da região de atuação. É um ideal em busca de realização.

Assim, a CEDUVERDE evidencia-se como resultado de uma pesquisa a respeito das necessidades regionais, procurando preencher uma lacuna existente no ensino na região de São José do Rio Preto.

O professor Rui Vicente Lucato Junior, educador e empresário da região, envolvido com o ensino, decidiu estruturar uma nova proposta pedagógica, mediante a construção de um projeto que não se encerra com a criação da CEDUVERDE, mas que seguirá em contínuo processo.

Em 27 setembro de 2010, data da inauguração da CEDUVERDE – Cursos Técnicos, iniciaram-se as atividades desta instituição no município de Onda Verde, mas com o objetivo de atender a toda a região oferecendo os cursos nas áreas de maior demanda profissional.

Os estudos de viabilidade para a implantação da sede indicaram que Onda Verde cumpre dois requisitos básicos para um empreendimento dessa ordem Primeiramente, uma posição estratégica e privilegiada. A escola montou suas instalações modernas e confortáveis em um ambiente agradável de integração com a natureza, contando com 30.000m2 para expansão.
Outro aspecto decisivo para o investimento liga-se ao potencial econômico da região. Inserida em um contexto de acelerado crescimento, expandindo-se industrialmente, apresenta uma urgente demanda por profissionais qualificados para atuar nos mais diversos setores (desde secretárias, técnicos de segurança no trabalho, operadores de máquinas industriais, técnicos em informática até gerentes). Frente a essa necessidade, a instituição assumiu o compromisso de iniciar suas atividades, oferecendo os seis cursos técnicos mais procurados: Açúcar e Álcool, Contabilidade, Enfermagem, Informática, Logística e Segurança do Trabalho . Dedicando-se a uma formação profissional que combina ensino com pesquisa e extensão, o Grupo Gestor da CEDUVERDE Cursos Técnicos construiu um histórico de sucesso na educação.

Um grande diferencial na estruturação de nosso projeto foi o empenho na formação de uma equipe altamente qualificada, envolvida e motivada com o processo de aprendizagem dos estudantes. Foram selecionados os melhores profissionais para compor nosso corpo de professores e de colaboradores técnico-administrativos. Dispondo das mais modernas tecnologias do cenário educacional, de profissionais comprometidos com o desenvolvimento dos programas regulares e de projetos complementares, a CEDUVERDE Cursos Técnicos é uma escola completa. Existe, ainda, outra característica que diferencia nossa instituição: as parcerias já firmadas em todo o Brasil. Nossos alunos terão a oportunidade de não só visitar as principais empresas do setor no qual buscam formação, mas também conhecer e vivenciar procedimentos. A CEDUVERDE Cursos Técnicos possibilita aos profissionais formados em seus cursos o sucesso aliado a uma excelente remuneração.

Inserção regional

O raio de ação da CEDUVERDE deverá abranger não só a cidade de Onda Verde, como também os municípios vizinhos, em especial o município de São José do Rio Preto, fortalecendo-se ao longo do tempo como um centro de referência em todo o estado de São Paulo e demais estados vizinhos, formando profissionais com competências e habilidades, críticos, éticos e técnico-científicos, conscientes da importância da formação profissional, voltada para a assistência, o ensino, a pesquisa, sob a forma de iniciação científica e a extensão em todos os níveis. O município de Onda Verde faz divisa com o município de São José do Rio Preto e dista 42 km do Estado de Minas Gerais, congregando vários municípios desse Estado que muito se beneficiarão com a criação da CEDUVERDE.

Municipio de Onda Verde

Onda Verde na década de 1960

Onda Verde, hoje

Fundado em 28 de fevereiro de 1964, com a elevação do Distrito de Onda Verde à categoria de município, atendido por solicitação de Antonio Borges Sobrinho, cidadão Ondaverdense, com o apoio do então Deputado Estadual José Jorge Cury junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A história de Onda Verde teve início com o Povoado dos Castores. Em meados de 1900, um morador da região, conhecido como Sr. Thomé Correia de Paiva, tinha em sua casa 3 imagens de santos: Senhora Santana, Santa Clara e do Senhor Bom Jesus dos Castores. Como bom religioso e de boa fé, todas as noites rezava para os santos e fazia os seus pedidos. Segundo consta, ele começou a ter visões e entendeu que as visões referiam-se ao pedido do Santo para que fosse construída uma igreja no local.

De pronto o Sr. Thomé reuniu-se com sua família e doou um alqueire de terras para a construção de uma igreja: a “Igrejinha de Sapé” e colocou as terras à disposição de qualquer cidadão que quisesse construir a sua casa e alí morar. Com isso nasceu o Povoado dos Castores.

Com a implantação da estrada de ferro, em 1920, o coronel João Ismael fez doação de vários terrenos que permitiram, em especial, a construção da estação ferroviária e de uma cadeia.

Assim, em 1923, nasceu o Povoado de Onda Verde. Esse nome foi inspirado no relevo da região que, com o vento, dava a impressão de uma imensa onda verde do mar.

Com esperanças de progresso, o pessoal começou a mudar para o local construindo suas casas próximas à estação ferroviária.

Em 1921 chegaram as primeiras famílias japonesas e, em 1923, foi construída a primeira escola do município, sendo a primeira professora a sra. Ilda Spaulouse. Ocorreram doações de terrenos por parte das famílias de japoneses beneficiando construções existentes até hoje: de creche e da Casa da Agricultura.

Em 1929, Onda Verde já contava com 40 casas e, em 1933, inaugurou a Igreja de São João Batista. Em 1934, inaugurou o Cartório de Registro Civil e o Povoado foi elevado à categoria de Distrito: Distrito de Onda Verde.

Assim, em 1964 foi elevado à categoria de município: Município de Onda Verde, subordinado à comarca de Nova Granada.

Onda Verde situa-se na 8ª. Região Administrativa do Estado de São Paulo, nas bacias do Rio Preto e Rio Turno, assentado sobre o solo Arenito de Bauru.

Onda Verde foi a primeira cidade do Brasil a implantar o Projeto de Educação Tecnológica Integrada e Inclusão Digital: lousa digital, notebooks, netbooks e o Projeto UCA – um computador por aluno.

Sala de aula: projeto um notebook por aluno.

Sala de aula: lousa digital.

Telecentro

O município de Onda Verde tem uma área de 244,1 km2, com uma população de aproximadamente 3.000 habitantes, a uma altitude de 534m, fazendo parte da bacia do Rio Paraná.

Onda Verde faz divisa com os municípios de São José do Rio Preto, Guapiaçu, Ipiguá, Nova Granada e Altair, tendo como principal atividade econômica a agropecuária, com destaque à criação de gado de corte e leiteiro.

A posição geográfica do município de Onda Verde e o oferecimento de cursos superiores de graduação, de cursos de especialização e de cursos técnicos, favorecerá muito as políticas educacionais dos municípios da região, inclusive do Estado de Minas Gerais, cuja divisa dista 43 km.

O município de São José do Rio Preto, que faz divisa com o município de Onda Verde, atende a uma região com mais de 120 municípios. Logo, a proposta de criação da CEDUVERDE, em Onda Verde, contribuirá muito para o fortalecimento das políticas de formação de profissionais competentes e cidadãos de qualidade, metas dos planos diretores dos municípios dessa região.

Av. Marginal BR - 153 Onda Verde
secretaria@grupoceduverde.com.br
(17) 3268-7109
(17) 99619-8863

© Copyright CEDUVERDE. Todos os direitos reservados

UNIVERSOS Soluções Web